domingo, 19 de fevereiro de 2012

Perdeu palyboy! Pequenos e grandes golpes aplicados aqui em Milão.

Nesse post vou contar um pouquinho sobre os golpes que acontecem por aqui...
No primeiro dia de estada em Milão fomos passear e assim que chegamos no Castelo Sforzeco, nos deparamos com o nosso primerio "golpe"...
Um senegalês/africano ( não sei bem) enorme abordou a gente e perguntou de onde éramos. Sem dar muita bola prá ele continuamos andando. Ele nos seguia enquanto falava com a gente, muito alegre e alto astral, tentando nos vender umas pulseirnhas que ele dizia dar boa sorte. E depois da enésima vez em que nos recusamos a comprar, ele pegou no meu braço e 3 segundos depois eu já tinha 3 das malditas amarradas no meu pulso, mesmo eu dizendo que não queria e que não tinha dinheiro.
Depois de eu dizer educadamente que não tinha dinheiro para comprar a tal pulseirinha, o semblante do homem mudou totalmente. Ele começou a falar alto, estender a mão, ficando até agressivo com a gente.
Moral da história: perdemos 20 euros.
Continuando nossa história, nos "mudamos" para o segundo Hotel e continuávamos a nossa busca por um apartamento e vimos um anúncio na internet de um imóvel bem bonitinho, numa região que já conhecíamos e já gostávamos de antemão.
Entramos em contato com a dona e ela nos explicou que estava em Siracusa e que gostaria de uma "prova de boa fé" da nossa parte, pois já havia perdido dinheiro antes por conta de um senhor que entrou em contato com ela, fez ela pegar um voo para Milão e não apareceu para ver o apartamento.
Aí começa o golpe.
Ela pede nos e-mails que você faça uma transferência internacional de dinheiro no valor da caução (3 meses de aluguel) para uma pessoa próxima de você, ou vice versa. Assim quando ela for nos mostrar o apartamento, ela devolve o valor da taxa de transferência ( que fica sendo a garantia dela de que nós realmente vamos ver o apartamento) e caso gostemos do apartamento sacamos a caução e fechamos o contrato.
Aparentemente é normal e seguro certo? ERRADO!
Ela usa o nome de imobiliárias confiáveis da cidade para dizer que o o contrato está sendo feito por eles, e pede que quando você fizer a transferência envie um e-mail para a imobiliária com o comprovante do depósito em anexo.
Alguém te manda um e-mail dizendo ser a imobiliária com a cópia de um contrato de aluguel, tudo bonitinho, se você clica no link do roda pé do e-mail ele te abre o site da imobiliária real, é muito difícil de você desconfiar.
Assim que você manda o comprovante de depósito, eles sacam em algum lugar como se fossem a pessoa que deveria sacar o dinheiro.
Como? Eu fui à polícia e à Embaixada Brasileira tentar descobrir o que fazer, porque no meu caso a empresa de transferência diz que EU saquei o dinheiro em Verona, onde nunca estive.
O que me explicaram na polícia e na Embaixada foi o seguinte: o comprovante do depósito é a unica forma de realizar o saque, porque contém o número de transferência, que só existe ali. Como eu passei o comprovante prá pessoa, ela falsificou um documento meu qualquer e fez o saque se passando por mim. O que na verdade é muito fácil já que a maioria dos lugares que prestam esses serviços são de proprietários e operadores estrangeiros, que muitas vezes não falam nem o italiano, e não sabem diferenciar um documento como sendo falso ou verdadeiro.
Eles são uma quadrilha que já aplicou golpes exatamente iguais a esse muitas vezes e em várias cidades da Itália. Procurando no google pelo nome da mulher, encontrei várias pessoas que também sofreram o mesmo golpe, inclusive com a mesma história no corpo dos e-mails.
E o pior disso é: NÃO EXISTE COMO RECUPERAR O DINHEIRO!
Primeiro porque tudo o que esse grupo usa é falso, e a polícia não consegue rastreá-los, e segundo porque de acordo com a embaixada,  mesmo que você tente entrar com uma ação contra e empresa de transferência de dinheiro, terá que arcar com as despesas de um advogado por conta própria, porque a embaixada não fornece um, e ainda assim as chances de ganhar são mínimas, porque quem passou o comprovante prá uma outra pessoa foi você.
Nós perdemos o equivalente a três meses de aluguel no nosso primeiro mês aqui.
Um outro golpe muito aplicado, mas que ainda não aconteceu comigo acontece nos resturantes.
Eles deixam um valor na memória da calculadora que é adicionado à soma quando o botão de igual é pressionado. Aconteceu com um casal que conheci.
Sempre façam o cálculo da conta com uma calculadora própria antes de pagar.
No próximo post explico como conseguimos alugar o nosso apartamento depois desse mal passo...

Um comentário:

Churrasco com Vinagrete disse...

Boa sorte xuxu.. muito boa suas historias no blog...
Bjs

felippe amorim
gandaiah
guaruja sp