quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Castelo de Areia


Esse texto é especialmente dedicado aos meus amigos que sempre ajudaram a me reerguer quando eu achava que não ia masi conseguir sozinha. A todos os que me ajudaram nos meus eternos recomeços e nos meus gritos de socorro...Muito obrigada. Que o nosso 2008 seja uma continuação de tudo de bom vivido em 2007.
É incrível como com o passar do tempo descobrimos que nossa vida nada mais é do que um castelo da areia. Muitos poetas, escritores e artistas já discorreram sobre esse tema, mas é a primeira vez que eu (seja lá o que possa ser) o faço.
Na nossa vida construímos aos poucos, em pequenos grãos, os nossos planos, projetos, sonhos, resoluções anuais e expectativas de vida, da mesma maneira que construímos na praia os nossos pequenos castelos de areia. Quando você está feliz quase terminando a última torre, sempre acaba se empolagando, coloca areia demais (ou expectativas demais), e o seu castelo vai abaixo quase que inteiro...
Nós poderíamos simplesmente desistir do castelo, picar o pé em tudo e dar um mergulho no mar, não é? Não! O mais correto é respirar fundo, ser persistente e começar de novo, de grão em grão...Até porque, durante o caminho sempre recebemos ajuda para que ele se solidifique e fique firme. a ajuda sempre vem de onde menos se espera: em um abraço, em um carinho, em um colo amigo quando a gente tem vontade de desistir de tudo e chorar até o mundo acabar em água...
Eu percebi isso construindo com pessoas atualmente muito importantes na minha vida, esse castelo de areia da foto...Esse castelo foi batizado de Raul em homenagem a uma criança que ainda não veio ao mundo, mas que já é muito amado até por mim que não o conheço...O Raul é o irmão caçula do Eduardo, um menino lindo de uns 10 anos que vendo o nosso castelo sendo construindo a duras penas, com muitos deslizamentos, desmoronamentos e quase desistências, por mim e pelos meus "amores", se ofereceu como ajudante da nossa intrépdia construção...Ele não apenas nos ajudou, como chamou seu irmão e seu amigo para buscarem água do mar para que nós pudéssemos construir o lago em volta do castelo.
Me surpreendi com o Eduardo em 2 momentos: no momento em que ele nos ofereceu a sua ajuda sem esperar nada em troca, a não ser a expectativa de ver o castelo pronto, e no momento de batizar o castelo, em que ele sugeriu que fosse o nome do seu irmão que ainda não nasceu. Percebi a partir daí que o castelo da areia é a melhor representação da nossa vida...Quando está tudo desmoronando, quando a onda já bateu e arrebentou tudo, quando a gente simplesmente acha que não tem mais como recomeçar, aparecem nas nossas vidas Eduardos, Heloísas, Felipes, Alines...Que nos ajudam a respirar fundo e recomeçar, porque a nossa vida nada mais do que um castelo de areia com eternos recomeços...

Um comentário:

Anônimo disse...

sabe...
lendo tudo isso q vc postou...veio a calhar de forma especial nesse dia de hoje pra mim..em particular vc sabe q tenho medo dos meus castelos desabarem...e ainda mais...medo de certas ondas que parecem fazer questão disto.mas como vc mesma disse,é possivel se reerguer.não vou deixar nenhuma onda me abalar não.por mais q tente!
bjos
sabe q te adoro!